sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vamos fugir, juntos ou sozinhos, para longe daqui; vamos correr no meio da rua e dançar sob a chuva. E eu sei que você não gosta de mudar de paisagem, mas vem - vem comigo e prometo-te que não se arrependerá da viagem. E talvez haja zangas, e dias com pouco sol, não te sei dizer agora, mas sei: que não perderia o teu acordar, por nada; nem o sapateado das suas pernas nuas depois do banho - nem mesmo aqueles momentos em que acha que não estou a ver, em que, despenteado e concentrado.Vamos fugir de cada inferno pessoal que nos atormenta, e procuremos novos. E talvez a felicidade venha em forma de montanha-russa e haja dias em que nenhum de nós tenha a cabeça no sítio. Digo apenas que tentarei que rias, e, quando precisar, que chore. Pode não ser ideal, nem eu nem a altura nem a vida, mas juntos faremos o esforço para que o seu coração continue a bater de contente. E, se nada resultar, a porta estará sempre aberta para ti. Venham a chuva e a trovoada - que o chegar ao céu azul é mais para mim do que apanhar eu sol.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Eu acho que a escrita tem que ser honesta.
Vejo tanta gente, mas tanta gente, achando que pode ensinar a escrever, a ser escritor, a fazer sucesso, etc e tal, como se a vida fosse uma caixinha fechada e você não pudesse avançar o sinal.
 Acontece, caros amigos, que não existe uma fórmula mágica. A técnica existe, não podemos negar. Mas você realmente é tão inocente a ponto de achar que os grandes artistas pensaram sobre ela na hora de escrever seu texto? Eu duvido muito. Veja bem, não tenho nada contra a técnica. É interessante aprendermos alguns recursos para utilizá-los na hora em que fomos revisar o texto. Percebe? Eu disse exatamente isso. Na hora de re-vi-sar. Porque quando você é escritor, você não calcula o próximo passo, você cospe. Escrever é um grande cuspe, se você quer saber.  Me recordo que uma vez perguntaram ao roteirista da série LOST qual era a fórmula para fazer esse fenômeno. A resposta? Ninguém sabe. Lembro também que tentaram seguir os passos de LOST, a fórmula brilhante que criaram através do cuspe do JJ Abrams e fizeram o seriado Flashfoward. Conhece? Não? É porque foi cancelado na primeira temporada. Entende o que quero dizer?
Não dá para passar talento e vocação adiante. Isso não existe. Você pode estudar, aprender, decorar todas as técnicas, usar a caixa de ferramentas inteirinha e tenha a certeza, meu caro, de que você vai, sim, melhorar, mas melhorar nem sempre quer dizer ser bom. Porque não adianta você conhecer todo esse blábláblá se não tiver sangue nas veias e sentimento no peito.
 É por isso que eu acho que o escritor tem que ser honesto consigo e reconhecer que tem que se desenhar no texto. Não é vergonhoso se expressar, vergonhoso é se esconder atrás das fórmulas, desse pingue-pongue, bate e volta. Escrever é se arriscar. Então arrisque ser original. Conheça a “fórmula mágica” e diga que está out dela. Faça melhor. Faça sincero